quinta-feira, outubro 27, 2005

FORMAÇÃO SUPERIOR EM ENSINO ESPECIAL INCLUSIVO - EM BRASILIA
A Faculdade de Educação oferece desde 1988, no curso de Pedagogia, a Habilitação Magistério para a Educação Especial: Deficiência Mental.
O Margistério para a Educação Especial: Deficiência Mental, uma das habilitações oferecidas pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia, tem como finalidade preparar professores para a atuação com o portador de deficiência mental, nos diferentes níveis de escolarização possíveis de serem atingidos por aqueles alunos.
Características do Currículo
O currículo da habilitação é desenvolvido em 09 (nove) períodos letivos, ao final dos quais o aluno terá cursado as disciplinas comuns obrigatórias a todas as habilitações do Curso de Pedagogia e as específicas desta habilitação.
Este currículo em questão foi concebido a partir da premissa de que o professor da área de educação especial: deficiência mental deve ter preparo técnico profissional para atuar com alunos da educação regular, além do preparo especializado para atuação junto à clientela da educação especial.
Há necessidades pois, deste profissional ter formação acadêmica para atuar nas séries iniciais, uma vez que a escolarização do portador da deficiência mental se atém primordialmente ao ensino básico.
Desta forma, a habilitação caracteriza-se pela inclusão em seu currículo, de disciplinas comuns à outra habilitação do Curso de Pedagogia: Magistério para o iníco da Escolarização e de disciplinas específicas para a educação de deficientes mentais.
Um currículo assim proposto, oferece ao aluno do Curso de Pedagogia a possibilidade de realizar uma dupla opção: Magistério para a Educação Especial: Deficiência Mental e Magistério para Início de Escolarização, obtendo, assim oportunidade de atuação profissional no ensino básico regular e no ensino especial.
As disciplinas específicas da habilitação referem-se à:
· Caracterização do aluno portador de deficiência mental;
· Identificação das possibilidades educacionais do portador de deficiência mental;
· Métodos, técnicas, recursos didáticos e programações especiais ao ensino do portador de deficiência mental;
· Orientação sócio-profissional do portador de deficiência mental;
No desenvolvimento do currículo da habilitação procura-se favorecer a integração teórica-prática desde o início do curso através das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DA HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Currículo Vigente: Obrigatórias 50 créditos
191299 - GR - INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO ESPECIAL
191451 - GR - DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DO DEF. MENTAL
191442 - GR - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO P/ O DEF. MENTAL
191418 - GR - MÉTODOS, TÉC. E REC. DID. P/ O DEF. MENTAL
191426 - GR - LABORATÓRIO EM AVALIAÇÃO DO DEF. MENTAL
191434 - GR - AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO DEF MENTAL
191396 - GR - PROGRAMAS DE ENSINO P/ DEFICIENTE MENTAL
191400 - GR - OF. BÁS. REC. DIDAT. P/ O DEFICIENTE MENTAL
191388 - GR - FUNDAMENTOS ORIE. PROF. SOCIAL DEF. MENTAL
191370 - GR - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO DEFICIENTE MENTAL I
191469 - GR - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO DEFICIENTE MENTAL II
Obrigatória do curso noturno:
191639- GR - O EDUCANDO PORTADOR NECESSIDADES ESPECIAIS
Optativas do curso noturno:
· Tópicos em Educação Especial;
Novo Currículo do Curso de Pedagogia em implantação:
Com a publicação da LDB 9.394/96 e o advento da política de inclusão escolar alteraram-se as questões relativas à formação de professores.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior , prevêem a inclusão de conhecimentos acerca de alunos com necessidades especiais. Assim sendo todos os professores devem estar preparados para trabalhar com todos os alunos, inclusive os portadores de Necessidades Educacionais Especiais no contexto da educação inclusiva. Nesta perspectiva acabam as habilitações específicas e contempla-se estudos relativos ao aluno com Necessidades Educacionais Especiais cuja contribuição da área de educação especial,neste novo curriculo,se constitui em:
Duas Disciplinas Obrigatórias:
O Educando com Necessidades Educacionais Especiais
Aprendizagem e Desenvolvimento do Portador de Necessidades Educacionais Especiais
Oito Disciplinas Optativas:
Tecnologias na Educação Especial. (Pré-requisito para o Projeto Informática educativa aplicada ao Ensino Especial)
Introdução à Classe Hospitalar. ( Pré-requisito para oProjeto Atendimento em Classe Hospitalar.)
Criatividade e Inovação na Educação. (Pré-requisito para o projeto Criatividade na Educação Especial).
Seminário: Tecnologia na Educação: Educação Especial
Tópicos Especiais em Educação Especial I
Avaliação Educacional do Portador de Necessidades Educacionais Especiais
Princípios, Métodos, Técnicas e Recursos Didáticos para oensino do Portador de Necessidades Educacionais Especiais
Fundamentos da Orientação Profissional e Social do Portador de Necessidades Educacionais Especiais
Projetos para opção de aprofundamento na área de educação especial:
Informática educativa aplicada ao Ensino Especial
Atendimento em Classe Hospitalar
Criatividade na Educação Especial

Ozéas de Oliveira
Estadisticas y contadores web gratis
Manuales Oposiciones